Vivemos, produzimos, estudamos, descansamos, nos encontramos pelos espaços das cidades. É nelas que nos organizamos de diferentes maneiras, que criamos nossos laços, sejam familiares, profissionais, acadêmicos, pessoais. É delas, que tiramos nosso sustento, que geramos riquezas, desenvolvimento, conhecimento.
Podemos dizer que a cidade é nosso espaço de socialização, por isso é tão importante fazer parte dela de maneira efetiva, conhecer seu passado, entender seu momento presente e pensar em seu futuro. Morar em um lugar é muito pouco. É preciso fazer parte, doar-se um pouco e construir um espaço coletivo onde todos possam viver em harmonia e com dignidade.
O Fórum Uberlândia 2100, criado em abril de 2015 por iniciativa de empreendedores locais, tem como objetivo planejar a cidade no longo prazo, iniciando agora ações concretas para que ela continue a crescer, desenvolver-se e oferecer condições de vida digna aos cidadãos do futuro. Trata-se de uma iniciativa da sociedade civil, que trabalhará em conjunto com o setor público, mas que vai além da transitoriedade dos mandatos políticos e de seus mandatários.
A iniciativa foi dos empresários Luiz Alberto Garcia, do Grupo Algar e de Panayotes Emmanuel Tsatsakis, do Sinduscon TAP. Inspirado no modelo bem sucedido da cidade de Maringá (PR) incentivado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O primeiro convite foi para reunir pessoas interessadas em participar das discussões. Em um segundo encontro, começaram a ser discutidas propostas práticas, que serão aprofundadas e terão suporte do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia 2100 (CODEN Uberlândia 2100).
Nesse site, você conhecerá mais sobre o Fórum Uberlândia 2100 e saberá como é possível participar. Acreditamos que a cidade é nosso espaço de convivência, de desenvolvimento, de aprendizado, de relacionamento. A proposta de um trabalho conjunto tem como desafio unir as pessoas que vivem em Uberlândia hoje para transformá-la na cidade que queremos amanhã. Mesmo que não estejamos mais aqui.
Deixar uma resposta